Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Como dar ao seu filho naturalidade diversa daquela de nascimento?

Uma análise da Lei nº 13.484, de 26 de setembro de 2017.

Publicado por Bueno Advocacia
há 6 anos

A partir da edição da Medida Provisória 776, publicada em 27 de Abril de 2017, convertida na Lei nº 13.484, de 26 de setembro de 2017, não é mais necessário que a naturalidade seja aquela do nascimento.

Um grande problema enfrentado pelas pequenas cidades reside no fato de não possuírem unidades hospitalares com maternidades, o que impedia que novas pessoas fossem natural daquela região.

Tal fato não repercute somente nos números de censo, mas também no próprio desenvolvimento do município, cujas políticas federais de investimento baseiam-se, entre outros, no número de nascimentos.

Entretanto, tal panorama mudou com a nova redação do artigo 54 da Lei de Registro Público (Lei 6.015/73) que passou a prever que a naturalidade poderá ser do Município de residência da mãe do registrando na data do nascimento, desde que localizado em território nacional, cabendo a opção ao declarante no ato de registro do nascimento.

O mesmo direito vale para os casos de adoção iniciada antes do registro do nascimento, caso em que poderá se optar, também, pela naturalidade do Município de residência do adotante.

AINDA COM DÚVIDAS?

Sua dúvida não está no artigo ou não foi respondida claramente? Não se preocupe, teremos prazer em lhe ajudar! Deixe seu comentário ou utilize nossa página de contato.

  • Publicações17
  • Seguidores11
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações72
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/como-dar-ao-seu-filho-naturalidade-diversa-daquela-de-nascimento/532043131

Informações relacionadas

Nanci Borges, Bacharel em Direito
Modelosano passado

Contrato de Locação de Imóvel Comercial

Gabriel Schmitt, Estudante de Direito
Modelosano passado

Contrato de Locação Para Fins Comerciais

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)